Pedalando Pelas Ilhas De San Juan.

Pedalando pelas Ilhas De San Juan no estado de Washington, o ciclista encontra um cenário tremendo e variado.

Há praias, belos vales e montanhas. Do ponto de vista da prática do ciclismo, há boas subidas para ciclistas avançados e longos trechos de terreno plano para ciclistas intermediários.

O limite de velocidade dos carros é de 56 km/h em Lopez e 72 km/h em Orcas e San Juan Island, por isso, as estradas rurais são muito seguras.

As estradas de San Juan são excelentes para quem quer parar um pouco o passeio e contemplar a natureza, sendo assim, ideal para pessoas que querem misturar diferentes atividades com beleza natural e vida selvagem.

O arquipélago de San Juan.

O arquipélago de San Juan começa ao norte de Puget Sound, cerca de 96 km ao norte de Seattle, e se estende por quase 160 km. 

O conjunto de ilhas está situado entre a Ilha de Vancouver e o Estreito de Juan de Fuca a oeste, e entre o Estreito de Geórgia ao norte e o continente de Washington a leste.

As ilhas foram o lar histórico do povo Salish, que viajou de ilha em ilha em canoas de cedro subsistindo principalmente de salmões, nesse sentido, as águas interiores são conhecidas como Mar Salish. 

Existem mais de setecentas ilhas na cadeia de San Juan, entretanto, a maioria dos residentes está nas quatro maiores ilhas: Orcas, San Juan, Lopez e Shaw. 

Algumas das ilhas do arquipélago ficam em território canadense e são chamadas de Ilhas do Golfo.

As ilhas de San Juan são remanescentes de antigas cordilheiras que os geólogos acreditam ter feito parte de um continente separado, que antecede a América do Norte.

San Juan recebe apenas metade da chuva de Seattle.  O terreno com baías rochosas e enseadas emolduradas por densas florestas de coníferas, lembra o litoral do norte do Maine. 

É uma paisagem exuberante e temperada, com presença humana suficiente para facilitar o abastecimento e o comércio local, mas com isolamento suficiente para dar uma exposição a um ecossistema único e quase intacto.

O ciclismo nas Ilhas de San Juan

Três das quatro ilhas tem acesso por balsas e são ótimas para andar de bicicleta: Lopez, Orcas e San Juan.

Balsa nas Ilhas de San Juan

O ideal é começar em Lopez.  Tem o terreno mais plano dos três e é uma boa maneira de aquecer as pernas, especialmente se o ciclista for de nível iniciante a médio. 

Não há muitas pessoas em Lopez, entretanto, os moradores são muito amigáveis. 

No dia seguinte, depois de um passeio de balsa para o norte até a Ilha Orcas, o trajeto aumenta o nível de elevação, sendo assim, exigindo um pouco mais do ciclista. Neste lugar você terá a chance de enfrentar o Monte Constitution no Moran State Park.

Orcas tem a forma de uma ferradura com a abertura voltada para o sul e o desembarque da balsa fica no lado oeste. 

Aqui o ciclista vai para o norte através de Crow Valley, contornando a curva da ferradura e depois descendo para East Sound, que é onde a subida começa desde o nível do mar.

É um ganho de elevação de 730m em 12 a 14 km. A primeira parte tem algumas boas subidas curtas, mas as últimas com 3,2 km são bastante intensas.

Um bom número de pessoas acaba descendo e empurrando a bicicleta. Quer você pedale, caminhe ou pegue uma carona com carro de apoio, você deve chegar ao topo.

Há vistas de 360 ​​graus das Montanhas Cascade para o continente. É considerada uma das melhores vistas panorâmicas do mundo.

Na volta o ciclista tem uma descida divertida da montanha, e há vários lagos e cachoeiras ao longo do parque para dar um mergulho e se refrescar.

Na Ilha de San Juan.

Depois de uma noite em Orcas, o ciclista embarcará em outra balsa e seguirá para o oeste até a Ilha de San Juan. San Juan é a mais desenvolvida das ilhas.

San Juan oferece a melhor mistura de tudo o que as ilhas têm a oferecer. Além disso, turista pode fazer várias coisas diferentes sem ter que viajar muito longe.

Friday Harbor é uma grande cidade turística, com bons restaurantes que usam produtos orgânicos locais, boa comida, galerias de arte, lojas e um rico passado marítimo.

Os passeios de caiaque são incríveis, com uma boa chance de encontrar focas, botos e orcas enquanto você remar ao longo da costa. 

Em Friday Harbor há tipos de terrenos diferentes para ciclistas de diferentes habilidades, com belos vales no interior que levam o ciclista a fazendas de lavanda e alpaca. 

Outros passeios seguem até a costa onde o cicloturista pode largar a bicicleta e ir até uma das muitas praias próprias para nadar. 

No lado oeste de San Juan, há uma pequena subida em um ponto chamado Bailer Hill, logo após, o ciclista faz uma leve descida e depois outra pequena subida, que leva a uma curva onde a vista se abre repentinamente para a Ilha de Vancouver e a Cordilheira Olympic. 

Por fim, a beleza neste local é deslumbrante! Não é raro ver baleias viajando no verão deste ponto de vista.

Visão Geral:

Melhor época para visitar: de junho a setembro, veja o melhor clima.

Nível de Dificuldade: O passeio acima tem quatro dias de cavalgada, com média de 30 milhas (48 km) por dia.  É classificado como moderado.

Saiba mais:

Refúgio Nacional de Vida Selvagem das Ilhas San Juan – Washington USA.

Acompanhe:

https://saudem3bikefit.com.br/bicicleta-e-cia/

Fonte: Fifty Places to Bike Before You Die. Chris Ssantella. Stewart, Tabori & Chang. New York, 2012.

Picture of Marcelo Muniz Machado

Marcelo Muniz Machado

Bike Fitter do M3 BIKE FIT STUDIO e Farmacêutico com Mestrado em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela UFRN.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.