Suplementos Alimentares.

Os suplementos alimentares são vitaminas, minerais, compostos vegetais, aminoácidos etc, utilizados pelo homem com a finalidade de complementar ou suplementar suas necessidades nutricionais.

Suplementos alimentares são destinados a pessoas que necessitam de uma dieta específica, ganhar músculos, perder peso ou para praticantes de atividade física que necessitam suprir a sua necessidade de nutrientes.

Dentre os mais consumidos estão proteínas, aminoácidos, hipercalóricos e carboidratos.

É muito importante frisar que os suplementos possuem calorias e que devem ser utilizados levando em conta o seu valor energético.

Os suplementos têm a função de auxiliar no aporte nutricional e não possuem a função de substituição da alimentação normal do indivíduo, que deve ser feita de forma saudável, natural e orientada.

Dicas para o uso de suplementos

Inicialmente suplementos deverão estar registrados no Ministério da Saúde e serem submetidos a um rígido controle de qualidade.

Todas as embalagens deverão conter uma descrição detalhada do produto, bem como sugestões de uso e eventuais restrições.

Sendo assim, é muito importante seguir as recomendações dos rótulos, dos suplementos.

A ABENUTRI – Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais, que possui relação reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, possui um programa de monitoramento de suplementos alimentares disponíveis no mercado brasileiro.

No site da ABENUTRI, é possível consultar os laudos dos suplementos e assim confirmar a qualidade dos produtos.

Suplementos à base de carboidratos.

Os suplementos à base de carboidratos têm como função principal fornecer energia ao praticante de atividade física, dando-lhe disposição durante o treinamento e promovendo sua recuperação após os exercícios.

De acordo com a formulação do produto, ou seja, com o tipo de carboidrato utilizado em sua composição, o abastecimento de energia pode ser mais rápido ou prolongado.

Por exemplo a dextrose, assim como a glucose tem elevado índice glicêmico e consegue disponibilizar energia mais rapidamente.

Já a maltodextrina é uma composição de carboidratos provenientes da conversão enzimática do amido do milho, de fácil dissolução em água e com absorção relativamente rápida pelo organismo.

A frutose, sendo este um açúcar simples, irá fornecer energia de forma mais lenta, pois possui um índice glicêmico mais baixo.

A palatinose é um carboidrato extraído da beterraba de origem natural. Este carboidrato possui baixo índice glicêmico, e é absorvido de forma mais lenta.

Portanto, a palatinose fornece energia física e mental de forma mais duradoura.

Sendo assim, é utilizada normalmente por atletas que precisam manter a energia por mais tempo, como por exemplo, ciclistas, corredores, maratonistas e triatletas.

Suplementos à base de proteínas.

Feitos a base de proteínas isoladas de origem animal ou vegetal, como por exemplo proteínas do soro do leite, clara do ovo ou proteínas da soja.

Os músculos são formados por proteínas em grande parte e necessitam ser adequadamente suplementados para se desenvolverem conforme o esperado ou evitar a perda massa muscular magra.

Essential fatty acids – EFA.

Essential fatty acids, em português, ácidos graxos essenciais.

Os ácidos graxos essenciais são gorduras essenciais na dieta das pessoas de uma forma geral e devem ser consumidas em quantidades corretas.

Os ácidos graxos essenciais são importantíssimos para a manutenção de diversas funções orgânicas.

Suplementos Hipercalóricos.

Suplementos Hipercalóricos são suplementos compostos por um mix de nutrientes (carboidratos, proteínas e EFA’S), com a função de produzir energia e contribuir para o ganho de massa muscular.

As “massas”, como são popularmente conhecidas, ou shakes, são divididas em índices calóricos de acordo com as necessidades do indivíduo.

Os hipercalóricos também podem ser usados como substitutos de refeições.

Aminoácidos.

Os aminoácidos são as proteínas já “quebradas” e, portanto, têm rápida assimilação.

Os aminoácidos, quando são suplementados corretamente, atuam como um importante fator anti-catabólico, sendo muito úteis na definição e construção muscular.

Por isso, eles constituem os agentes que mais contribuem para a melhora da recuperação pós-treinamento e, consequentemente, para a performance física.

Isotônicos.

Os isotônicos têm a finalidade de realizar a reposição de sais minerais que são eliminados pelo corpo durante os exercícios.

Esses produtos além de possuírem os sais necessários para a reposição, também possuem aditivos que podem ser muito úteis na reposição de nutrientes após o exercício físico.

Originalmente os isotônicos são compostos por água, sódio e potássio, entretanto, podem conter em suas formulações, vitaminas, outros minerais, açúcar ou adoçantes, fibras e aromas.

Essencialmente, os isotônicos são formulados para possuírem uma concentração de eletrólitos próxima aos fluidos do corpo humano, sendo assim, podem ser fácil e rapidamente absortivos.

Leia mais:

Artigo: Melhoria da definição muscular.

Artigo: A Alimentação Saudável para Praticantes de Atividades Físicas.

Picture of Marcelo Muniz Machado

Marcelo Muniz Machado

Bike Fitter do M3 BIKE FIT STUDIO e Farmacêutico com Mestrado em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela UFRN.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.