A Posição Aerodinâmica nas bicicletas Time-Trial e Triathlon são especialmente importantes, pois nessas modalidades o ciclista não tem um “pelotão” para se esconder do ar.
Exceto quando o ciclista está pedalando em inclinações íngremes (subidas), quase 80% da energia que um ciclista gera é para romper o ar à sua frente.
Portanto, não é difícil compreender porque muitos ciclistas são obcecados por serem aerodinâmicos.
Se você puder reduzir a quantidade de ar que está deslocando e o custo de energia associado, poderá ir mais rápido, com a mesma potência.
Mas os ciclistas muitas vezes tomam as piores decisões ao tentarem obter melhores ganhos em aerodinâmica.
Se dividirmos a contribuição total para o arrasto aerodinâmico, a bicicleta representa apenas 20% e o ciclista em cima dela 80%.
A aerodinâmica da bicicleta é importante, mas há enormes ganhos a serem obtidos na forma e na posição do ciclista quando está pedalando. A importância da aerodinâmica da bicicleta é exagerada, superestimada pela maioria dos ciclistas, cuidado, porque é aí que reside o interesse comercial dos fabricantes de bicicletas.
A aerodinâmica no ciclismo pode ser compreendida pelo estudo da atuação de forças do ar sobre o ciclista que está se deslocando. A equação aerodinâmica tem como objetivo quantificar o arrasto ou resistência de um ciclista quando ele se desloca:
D – O arrasto aerodinâmico total
p – A densidade do ar
Cd – Coeficiente de arrasto
A – A área da superfície frontal do ciclista ou silhueta
V – Velocidade do ciclista
A potência necessária para superar o arrasto aerodinâmico (D) em uma bicicleta está relacionada à:
Densidade do ar em que “p” é a massa específica do ar por unidade de volume da Atmosfera da Terra.
Área frontal “A” (olhando o ciclista frente ele parece com uma parede ou como uma flecha?)
Coeficiente de arrasto “Cd” (como o ar flui ao redor do ciclista, determinado por sua forma e superfície) e velocidade.
As alterações de posicionamento do ciclista relacionadas à aerodinâmica objetivam reduzir a área frontal e otimizar a forma como o ar flui sobre o complexo ciclista-bicicleta, medido pelo Cd ou coeficiente de arrasto.
Essa quantificação é realizada em laboratórios específicos, dotados de túneis de vento e com ambiente controlado.
O arrasto para os ciclistas possui diversos fatores
Considerando que os ciclistas são formas complicadas, ou seja, o corpo humano possui segmentos e estruturas de tamanhos infinitamente variados, é impossível generalizar posições aerodinâmicas.
Ou seja, um conjunto de medidas adotadas para ganhar mais aerodinâmica para um piloto quase sempre não servirá para outro.
Além de uma posição favorável na bicicleta, temos que levar em consideração outros fatores, como por exemplo, as roupas.
De nada adianta uma excelente posição se o ciclista estiver usando roupas largas que captam quantidade significativa de ar e assim aumenta o arrasto aerodinâmico.
A interação entre os materiais das roupas de ciclismo e o ar que flui sobre elas faz uma enorme diferença no arrasto.
Se pretende melhorar a aerodinâmica da sua posição, preocupe-se também com o que veste, existem modelos e materiais que favorecem a diminuição do arrasto.
É destacável o capacete aero que faz uma grande diferença em suavizar o fluxo de ar atrás da cabeça, que é um dos principais contribuintes para a turbulência e, portanto, para o aumento do arrasto.
A ideia principal é reduzir a área frontal do ciclista ao se posicionar em cima da bicicleta.
Se você está começando do zero, os primeiros e maiores ganhos a serem obtidos geralmente são curvar os ombros, trazer os cotovelos para dentro e descer o aerobar de forma a não ultrapassar o seu limite de flexibilidade de quadril e tronco.
A ideia de ser baixo na frente é esconder a cabeça na frente de um torso mais plano, tornando a silhueta do piloto menor.
Se baixar a muito a frente da bicicleta além do limite de flexibilidade do ciclista, o efeito pode ser o contrário, além disso, fornece uma posição insustentável para a pedalada.
De nada adianta uma posição perfeitamente aerodinâmica, mas que não pode ser sustentada pelo ciclista durante o pedal.
Sustentável é uma palavra-chave. Uma posição aerodinâmica muitas vezes não é confortável.
A postura pode ficar tão desconfortável que o ciclista será obrigado a se mexer a cada poucos segundos, alterando a sua posição a todo momento, e com isso trazendo mais prejuízos do que benefícios para o seu pedal.
Cuidado com gastos equivocados, tente obter o conjunto mais ajustável possível pelo menor custo.
Inicialmente, tente encontrar o que funciona sem se preocupar com a aparência ou o peso.
Na tentativa de reduzir a área frontal, muitos ciclistas acreditam que braços mais alongados (flexão de cotovelo aberta) deixam a posição mais aero, mas na verdade não reduz a área frontal e é muito desconfortável e ineficiente.
Procure um serviço de Bike Fit para obter uma posição favorável na bicicleta, de acordo com os seus limites e testes funcionais, favorecendo a sua aerodinâmica sem comprometer o seu pedal.
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Fonte: Bike Fit. Optimise Our Bike Position For Hight Performance And Injury Avoidance. Phil Burt. London, 2014.
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