Dicas de como transportar a bike no seu automóvel com segurança e praticidade.

Ótimas dicas de como transportar a bike no seu automóvel com segurança e praticidade. É sempre bom viajar e curtir com a família ou amigos. Para muita gente a bicicleta é um item indispensável, então o assunto de hoje é como transportar a bicicleta no carro e no que se deve ficar atento.

Na hora de escolher um suporte para transportar sua bike, diversas características devem ser observadas para que você adquira o acessório certo e proporcione maior segurança.  Esse equipamento recebe o nome de “Transbike”.

O que devo observar ao comprar um transbike?

Um ponto muito importante para ter em mente ao comprar um transbike é o número de bicicletas que ele pode acomodar. Se pretende praticar ciclismo em família ou com amigos, deverá ter um equipamento suficientemente grande para suportar mais de uma bicicleta.

Verifique se o transbike cabe no seu carro.

Como tudo, as dimensões do carro variam. Portanto, é importante que o tamanho do equipamento corresponda às dimensões do seu carro.

Fique atento ao peso que o equipamento suporta.

Além disso, verifique o peso máximo que o local de instalação do transbike no carro suporta para evitar acidentes, multas e até mesmo queda da bicicleta. Todos os modelos possuem informações sobre o peso máximo suportado em seus dados técnicos. Em geral, o peso máximo que um transbike suporta para uma bike é de 15 a 18kg, podendo chegar a 55kg para 3 bikes.

Opções disponíveis no mercado.

As Dicas de como transportar a bike no seu automóvel com segurança e praticidade passa pelos modelos de equipamentos disponíveis no mercado.

Entre os modelos mais populares, estão os que podem ser instalados nos estepes externos, engates e tetos, além disso, é possível transportar tanto no espaço interno do carro quanto na carroceria de uma picape.

Suporte para estepes externos.

O suporte para estepes externos é uma ótima alternativa para modelos que já possuem compartimento para roda sobressalente na parte externa do carro, ou seja, os modelos cross ou off-road. Para este modelo de Transbike você precisará apenas fixar o suporte na parte externa da roda.
O processo de montagem é bem rápido e conveniente. É importante lembrar neste modelo o porta-malas pode ser aberto mesmo com o suporte estando fixado no carro..

Transbike para o teto do carro

Os suportes de teto são um dos mais utilizados pelos ciclistas, pois não afetam a sinalização do carro nem a visibilidade da placa.

Nesse sentido destacamos o “Calha bike”. A Bike é fixada em uma espécie de calha munida de fixadores nas rodas e quadro, podendo ser necessário retirar a roda da frente ou não.

No entanto, seu veículo deve ter um rack de teto para usar este modelo de Transbike.

Vantagens e desvantagens do Transbike para o teto do carro:

Em primeiro lugar, o limite de 50 cm para a altura máxima permitida não se aplica às bicicletas. Em segundo lugar, tem uma excelente relação custo-benefício. Geralmente barato e eficiente.

Por outro lado, há também a desvantagem de ser difícil remover e instalar a bicicleta.

Uma dica adicional aqui é ficar muito atento quando estiver com a bicicleta no bagageiro para evitar passar perto de árvores muito baixas e sempre verificar a altura das entradas de prédios e residências.

Suporte para engates.

São muito eficientes e não danificam o carro. No entanto, nem todos os veículos podem usar um engate de reboque. A desvantagem é que pode afetar o uso do porta-malas e pode obscurecer as luzes e a placa do carro, nesse sentido, é importante verificar se o transbike com a bike instalada não fere o código de trânsito vigente.

Na maioria dos casos é necessário a instalação de uma cópia da placa do seu carro no transbike.

Transporte na Carroceria da picape.

Transportar sua bicicleta em uma caminhonete também é uma boa opção. As bicicletas podem ser carregadas mesmo que a roda dianteira delas estejam fora da carroceria, mas existem regras a serem seguidas segundo a legislação de transito, portanto, é importante verificar.

Além disso, principalmente à noite, as partes da bicicleta que não estão completamente “dentro” da caçamba devem sempre ser sinalizadas com luz vermelha e objetos que reflitam essa luz. Uma boa opção para transportar sua bicicleta em uma caçamba é fazendo o uso de um trackpad.

Um trackpad é uma capa acolchoada que se prende à porta da carroceria e evita arranhões na bicicleta e no carro.

Transportar a minha bicicleta no interior do meu carro.

Legalmente, não há problema em transportar uma bicicleta no interior de um veículo. Para evitar de ter que instalar uma nova placa no transbike de engate ou se você tem medo de carregar a bicicleta no bagageiro, existe a opção de transportar a bicicleta no interior do automóvel.

No entanto, além das vantagens mencionadas, também existem algumas desvantagens. Se você deseja transportar sua bicicleta dentro do carro, deve estar preparado para desmontá-la e montá-la posteriormente.

Caso o motorista tenha familiares ou amigos no carro, esse procedimento pode se tornar muito complicado. Pelo fato de que as bicicletas ocupam muito espaço no banco traseiro e no porta-malas.

Adicionalmente, não se esqueça de fixa-las bem, evite de deixar a bike solta dentro do carro.

Tenha em mente.

A bicicleta não deve obscurecer a visibilidade das placas ou luzes do veículo, nem afetar a estabilidade ou o manuseio do carro.

Gostaram das dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares e deixe os seus comentários.

Saiba Mais:

Resolução 349/2010 do CTB traz regras para levar bikes em carros.

Acompanhe:

https://saudem3bikefit.com.br/sobre-o-bike-fit/

Picture of Marcelo Muniz Machado

Marcelo Muniz Machado

Bike Fitter do M3 BIKE FIT STUDIO e Farmacêutico com Mestrado em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela UFRN.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.