Conhecendo a Toscana de Bicicleta deve ser uma viagem lenta, que permite o ciclista compreender de fato da Toscana.
Muitos conhecedores da Itália dirão a você que a alma do país é encontrada entre as pequenas cidades montanhosas e fazendas da Toscana rural.
Viajar pela Toscana de bicicleta é a maneira perfeita de conhecer esta paisagem de livro ilustrado de castelos milenares, pomares de oliveiras, figueiras e vinhedos sem fim.
E é claro, uma justificativa ideal para participar de seus muitos encantos gastronômicos.
Sobre as Paisagens
Há estradas sinuosas espetaculares e o cenário é lindo. O contraste entre o sul da Toscana e a região de Chianti é tremendo.
O sul tem mais pastagens onduladas, com vistas amplas e colinas pontilhadas de ovelhas, por outro lado, Chianti é mais densamente arborizado com florestas de pinheiros, carvalhos, castanheiras e vinhedos aninhados aqui e ali.
As cores são vibrantes, verdes vivos e papoulas vermelhas brilhantes na primavera, azeitonas maravilhosamente suaves e marrons no outono.
Não é de admirar que tantos fotógrafos e pintores vão para a Toscana para tentar capturar as muitas cenas icônicas que a região oferece.
Sobre a pedal na Toscana
Os visitantes geralmente dizem que o passeio é mais desafiador do que eles imaginavam, mais montanhoso, ou seja, com mais elevação, porém é sabidamente que está devidamente ao alcance de ciclistas menos experientes.
Por outro lado, um passeio de bicicleta pela Toscana vai além do que você experimenta na bicicleta.
Há boa comida para abastecer você, bons vinhos locais no final do passeio (muitos dos quais você pode não encontrar fora da região), além calor do povo toscano é claro.
Não se pode esperar percorrer toda a Toscana durante uma viagem de ciclismo rápida.
Uma das paradas mais importantes é Castellina in Chianti, uma cidade medieval situada em uma cordilheira entre os vales dos rios Arbia, Elsa e Pesa.
Como muitas aldeias da região, Castellina in Chianti tem raízes etruscas e romanas e remanescentes de ambas as culturas que repousam lado a lado.
A hospedagem preferida aqui é o Palazzo Squarcialups, um palácio do século XIV com vistas deslumbrantes da encosta.
Um passeio memorável de Castellina a Chianti leva você aos formidáveis jardins de Castello di Brolio, o berço do vinho Chianti.
Logo você desce por várias pequenas aldeias e o Castello di Brolio aparece no alto de uma colina.
O castelo está nas mãos da famíia Ricasoli desde 1141, uma importante família produtora de vinhos a vários séculos, responsável pela criação do clássico Vinho Chianti.
Outra parada obrigatória é uma visita à vila murada de Montalcino. É a casa de um dos melhores vinhos da região. O Brunello di Montalcino.
Partindo de San Quirico, você sobe acima da região de Val d’Orcia, com colinas salpicadas de vinhedos e imponentes ciprestes.
Você passará pela Abbazia di Sant’Antimo, uma abadia ativa que remonta ao século XII, dependendo de quando você passar, poderá ouvir os irmãos residentes cantando cantos gregorianos.
As delícias da Toscana
Um fator importante que se destaca nesta cicloviagem é sem dúvidas a comida. A Itália é um dos principais destinos gastronômicos do mundo e a região da Toscana, por sua vez, oferece ricas experiências.
O famoso queijo pecorino da cidade de Pienza, a brusqueta da cidade de Radda e até mesmo o gelato que você encontra em muitas barracas ao longo da estrada, são exemplo de delícias memoráveis.
Além dos trechos de pedalada, o viajante também poderá aproveitar momentos memoráveis, como uma caminhada ao longo de ruas bucólicas de paralelepípedos de antigas cidades.
Por fim, o ciclista poderá ter por recompensa admira um lindo pôr do sol no deque de um castelo que virou hotel, enquanto você saboreia um típico vinho da Toscana.
Visão geral:
As maravilhas da Toscana são mais facilmente alcançadas por meio de Florença.
Melhor época para visitar: O final da primavera e o início do outono proporcionam temperaturas agradáveis, os verões podem ser quentes para alguns.
Nível de Dificuldade: Este passeio envolve quatro dias completos de pedalada, com média de mais de 65 km por dia. É classificado como moderado a difícil.
Leia Mais:
https://saudem3bikefit.com.br/bicicleta-e-cia/
Fonte: Fifty Places to Bike Before You Die. Chris Ssantella. Stewart, Tabori & Chang. New York, 2012.